Papel do Tecnólogo da Informação



Responsabilidade social do tecnólogo da informação

    
Jonas Barros da Costa, Elvin Mignoli e Joaquim Cândido

      Hoje em dia, mais do que em qualquer outra época, a informação tem sido um fator de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social, tendo relação direta com a qualidade de vida das pessoas, não é por outro motivo que essa é considerada a “Era da informação”.
      Nós vivemos em um país que sofre diversos problemas sociais, somado a um governo que parece pouco se preocupar com isso, que por muitas vezes deixa que o povo resolva seus próprios problemas, a educação seria a ferramenta mais eficiente para promover a valorização da moral e desenvolvimento social, mas segundo estatísticas, nosso país gasta mais dinheiro público com um presidiário do que com um estudante.
      Portanto, nós, futuros tecnólogos da informação, temos o dever de investir nosso conhecimento para desenvolver e aprimorar a maneira com que a educação chega às pessoas, pensando em inclusão digital e formas de persuadir todos os tipos de pessoas para buscarem conhecimento, sentirem vontade de investir na sua capacidade intelectual e ver isso como importante para as suas vidas.
      Se em vários lugares, independente de quão remoto sejam, as pessoas que vivem nessas regiões e tem vontade de muda-las, terem acesso a uma educação de qualidade, nós podemos contar com uma evolução grandiosa no nosso país.
      Só dessa maneira nós vamos aproveitar o melhor da chamada era da informação, fazendo-a útil para solucionar os problemas que nós enfrentamos há anos. 


Qual o papel do tecnólogo da informação frente aos problemas sociais e morais?

Alexandre Siqueira e Fabio Bittencourt

      Os protestos que aconteceram no Brasil ano passado, ganharam força graças as redes sociais, onde as pessoas puderam compartilhar ideias, notícias e marcar atos de protestos.
      As ferramentas desenvolvidas por profissionais de tecnologia, estão transformando a forma que as pessoas interagem e consequentemente estão mudando a realidade no mundo, recentemente uma iraniana que foi condenada a apedrejamento foi libertada graças a protestos que ocorreram em todo o mundo pela internet, outra questão que ganhou força nacional nos últimos tempos é a questão do abuso contra mulheres que está gerando protestos e discussões graças a forma da mídia digital. O povo nunca teve tanta voz ativa quanto hoje, graças a interatividade e a agilidade que a informação percorre o mundo. Vale ressaltar também, que crimes estão sendo solucionados graças ao compartilhamento de informações entre as pessoas.
      Com toda a interatividade e a facilidade de se obter alguma informação, é importante também a pessoa saber pesquisar e filtrar a informação adquirida, pois uma informação errada circula com a mesma facilidade de uma correta. Outro ponto negativo a ser citado, é que desentendimentos são gerados com a mesma facilidade graças a tecnologia, em 2006 uma piada feita com o profeta Maomé no desenho “Uma família da pesada (Family guy)”, gerou muita polêmica em todo o mundo, e muita discussão dentro da comunidade islâmica. Em 2010 outra piada feita também com o profeta Maomé no desenho “South Park”, causou a condenação a 25 anos de prisão a Zachari Adam Chesser, por ameaçar de morte os criadores da série. Com tudo isso o profissional de tecnologia tem um papel fundamental, criando ferramentas para facilitar cada vez mais o acesso a informação de forma ética e consciente.



A importância da Tecnologia da Informação para a sociedade

      Acauã Lemes, Andrew Ribeiro e Carina Viana

      O tecnólogo da informação tem a função de desbravar esse gigante mundo digital e seria de uma grande utilidade tornar esse mundo cada vez mais acessível para as empresas e as pessoas. Desempenhar essas tarefas e “traduzi-las” para o usuário comum seria muito importante para o nosso crescimento.
      A área de TI vem evoluindo de uma maneira muito rápida e cada vez mais útil para o cotidiano das pessoas. Hoje o computador está sendo visto pelas pessoas como uma necessidade, algo indispensável na vida delas.
      As ferramentas tecnológicas nos dias de hoje tem muito mais utilidade do que as pessoas imaginam, hoje em dia se acha uma solução para quase todos os tipos de problemas que as pessoas possam imaginar, mas por falta de conhecimento ou dificuldades em usá-las, acabam fazendo muito pouco proveito disso.
      É o nosso dever automatizar tudo que possa ser considerado como uma tarefa difícil e mostrar como que a vida das pessoas possa ser mais produtivas com ferramentas que possam simplificar até mesmo tarefas muito complexas... embora as pessoas estejam adotando essas novas tecnologias, a grande falta de conhecimento e o difícil manuseio possa acabar comprometendo a eficácia e eficiência do bem que a tecnologia possa trazer. Muitos ainda não sabem como usá-las... traduzir isso e divulgá-las seria muito útil para a sociedade, assim maximizando a produtividade e minimizando os nossos problemas.


O papel do tecnólogo da informação frente aos problemas sociais e morais

Felipe Arruda de Melo, Henrique Britto e Raphael Takamoto
 
      A tecnologia está sendo cada vez mais importante na vida das pessoas, pois tudo hoje em dia depende de algum aparelho que possa fazer conexão com a internet, como por exemplo, smartphones e tablets, que tornaram a tecnologia um acessório indispensável.
      Mas tanto avanço científico e tecnológico deve influenciar diretamente na vida social e moral das pessoas. Nos meios sociais existem diversas redes sociais internacionais como Facebook e Twitter, que possui o propósito de ligar milhões de pessoas e fazer a ponte entre a comunicação independente de localização e até mesmo de linguagem. Aplicativos de auxílio a portadores de necessidades especiais, fazem com que essas pessoas tenham mais chances ao se locomover pelas ruas e linhas de trens de sua cidade, outro app (nome abreviado de Aplication) foca em mostrar os pontos mais perigosos da cidade discriminando hora de lugar.
      A realidade política do nosso país é comprometida por um mar de corrupção que quase sempre não parece ter fim, porém, a tecnologia pode estar presente até mesmo nesse segmento obscuro da sociedade. Um grupo de estudantes da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Alexandre e Renato, desenvolveram um site chamado Ranking dos Políticos. O site visa estabelecer um ranking de vários políticos avaliando seus gastos, participação em sessões, qual foi seu voto em projetos de leis importantes e entre outros detalhes que estão disponíveis no site para a população.
      A tecnologia ainda pode se espalhar e influenciar muitas pessoas ao redor do globo, com simples ações como as de Alexandre e Rafael. Novas tecnologias como, por exemplo, a A.I (Artificial Inteligence), estão surgindo para tentar diminuir ainda mais os problemas sociais e morais que assolam a população mundial. Em um futuro próximo, as decisões e ações do tecnólogo de TI serão importantes para toda a sociedade que estará cada vez mais dependente da tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário