Humanidade: A história de todos nós


 Bruno Souza, Lucas Hirao, Matheus Cunha, Marcos Vinicius

            O documentário humanidade: uma história de todos nós é divido em 12 episódios apresentados pelo canal de televisão History. O primeiro episódio aborda a influência da tecnologia para o desenvolvimento da sociedade humana, focando importâncias das invenções desde o fogo até tecnologias da atualidade.
Logo no início do episódio, o narrador informa que o ser humano, comparado a outros animais, possui desvantagens físicas, como a força, a velocidade e a capacidade de percepção, além de muitas vezes, o clima hostil do nosso planeta, que não favoreceu a vida durante os períodos glaciais. Segundo essa linha de raciocínio, houve a necessidade de criar ferramentas e tecnologias para auxiliar a sobrevivência.
Cada tecnologia criada gerava uma revolução no modo de vida das pessoas. Antes a sobrevivência era incerta, mas graças a descoberta do fogo, domesticação de animais e o uso de armas, a caça e a alimentação tornava-se mais eficiente. Como consequência, a humanidade não precisava dedicar grande parte do seu tempo caçando, o que possibilitou o desenvolvimento do cérebro humano. Devido a capacidade intelectual aprimorada, o homem descobriu a agricultura. Mais uma vez a tecnologia revolucionaria o modo de vida, o homem abandona o nomadismo, e passa a se planejar e organizar em sociedade.
Apesar de todo esse avanço e desenvolvimento, novos problemas apareceram, despertando o sentimento de territorialismo no homem. Era questão de sobrevivência defender as próprias terras e culturas de outros grupos, surgindo conflitos e guerras. A tecnologia a partir desse ponto histórico demonstra não somente facilitar a vida para o ser humano, mas também complicar em certos pontos.
A tecnologia auxilia o ser humano a viver, aumenta a qualidade de vida e a estima. Pode-se notar hoje em dia as consequências dessas descobertas de nossos ancestrais por meio de cidades, estrutura econômica e social e tecnologias que trazem maior praticidade ao dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário